O Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas tem a enorme satisfação de convidar a comunidade de pesquisadoras/es, professoras/es da Educação Básica e estudantes da graduação para o III Encontro Nacional de Linguística Aplicada, evento que ocorrerá de forma presencial e remota, de 23 a 26 de setembro de 2025, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas.
O III Enala: alteridades em (re)existências tem como proposta expandir e aprofundar reflexões teóricas, metodológicas e práticas sobre os estudos em Linguística Aplicada na perspectiva transdisciplinar, implicada e da transformação sobre temáticas sociais relevantes para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Nosso site (https://www.even3.com.br/enala2025/) já está disponível para as submissões de propostas de Simpósios Temáticos, para os quais trazemos as inscrições necessárias.
Simpósios Temáticos
Os Simpósios Temáticos (ST) são momentos de apresentação, socialização e reflexão de pesquisas já concluídas e/ou em andamento, propiciando, assim, o diálogo entre pesquisadores/as em torno de um mesmo nicho temático. As propostas de Simpósios Temáticos para o III Enala deverão ser elaboradas por pesquisadoras/es com o título de doutor/a, vinculados a uma instituição de ensino, e estar em conformidade com as normas dispostas nesta chamada:
1. As inscrições para propor Simpósios Temáticos podem ser feitas de XX de novembro de 2024 até a meia-noite do dia 15 de janeiro de 2025, horário de Brasília.
2. O/A proponente do Simpósio deverá decidir, no momento da inscrição, o formato de realização do simpósio (presencial ou remoto). Não haverá a possibilidade de realizar simpósios híbridos ou de trocar o formato do simpósio após a inscrição.
3. As propostas de Simpósios Temáticos deverão conter os seguintes itens:
a) Título em português (200 caracteres com espaços);
b) Resumo da proposta de ST (máximo de 2800 caracteres com espaço);
4. As propostas de Simpósio Temático poderão ser realizadas em duas modalidades distintas:
a) simpósios fechados, que consistem em redes ou grupos de pesquisadores já estabelecidos que se propõem, de antemão, a apresentarem conjuntamente os trabalhos desenvolvidos;
b) simpósios abertos, que receberão propostas de apresentação de trabalho dos participantes do evento.
5. O/a proponente do Simpósio fechado será o/a coordenador/a responsável pelo Simpósio e precisará enviar, num mesmo arquivo, um resumo geral descrevendo a sua proposta de Simpósio e os cinco resumos dos/as trabalhos que comporão o Simpósio (entre 150 e 300 palavras cada).
5.1 Ainda que a submissão do Simpósio fechado seja realizada pelo/a coordenador/a, todos/as os/as componentes do ST deverão se inscrever no site do evento.
6. O/a proponente do Simpósio aberto será o/a coordenador responsável pelo Simpósio e precisará enviar um resumo geral descrevendo a sua proposta, conforme disposto no item 3.
7. Cada simpósio poderá contar com a apresentação de, no máximo, cinco trabalhos.
Tempo de apresentação: 15 min. por trabalho.
Confira o modelo de resumo para Simpósios Temáticos fechados e abertos
Comunicações Coordenadas
As Comunicações Coordenadas (CC) têm o objetivo de reunir pesquisadoras e pesquisadores cujos temas de investigação dialoguem, proporcionando um momento profícuo de debates. As propostas de Comunicações Coordenadas para o III Enala poderão ser elaboradas por pesquisadoras/es pós-graduandas/os, vinculados a uma instituição de ensino, e deverão estar em conformidade com as normas dispostas nesta chamada:
1. As inscrições para propor Comunicações Coordenadas podem ser feitas de XX de novembro de 2024 até a meia-noite do dia 15 de janeiro de 2025, horário de Brasília.
2. O/A proponente da Comunicação Coordenada deverá decidir, no momento da inscrição, o formato de realização da sessão de comunicação (presencial ou remoto). Não haverá a possibilidade de realizar comunicações coordenadas híbridas ou de trocar o formato da comunicação coordenada após a inscrição.
3. As propostas de Comunicação Coordenada deverão conter os seguintes itens:
a) Título em português (200 caracteres com espaços);
b) Resumo da proposta de CC (máximo de 2800 caracteres com espaço);
4. O/a proponente da Comunicação Coordenada será o/a coordenador responsável pela coordenação da comunicação e precisará enviar um resumo geral descrevendo a sua proposta, conforme disposto no item 3.
5. Cada Comunicação Coordenada poderá contar com a apresentação de, no máximo, cinco trabalhos.
Tempo de apresentação: 15 min. por trabalho.
Confira o modelo de resumo para Comunicação Coordenada
Minicursos
Os Minicursos são momentos de curta duração, focado em um tema específico, com uma proposta teórico-prática. As propostas Minicurso para o III Enala deverão ser elaboradas por pesquisadoras/es e professoras/es vinculados a uma instituição de ensino e estar em conformidade com as normas dispostas nesta chamada:
1. As inscrições para propor Minicursos podem ser feitas de XX de novembro de 2024 até a meia-noite do dia 15 de janeiro de 2025, horário de Brasília.
2. O/A proponente do Minicurso deverá decidir, no momento da inscrição, o formato de realização do mesmo (presencial ou remoto). Não haverá a possibilidade de realizar minicursos híbridos ou de trocar o formato do minicurso após a inscrição.
3. As propostas de Minicursos deverão conter os seguintes itens:
a) Título em português (200 caracteres com espaços);
b) Resumo da proposta de Minicurso (máximo de 2800 caracteres com espaço);
4. Cada Minicurso terá a duração de quatro (4) horas, podendo estas ser realizadas em um único período ou em dois momentos de duas horas cada.
Eixos temáticos
1) Ensino e aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais
2) Ensino e aprendizagem de língua materna
3) Ensino e aprendizagem de línguas adicionais
4) Ensino e aprendizagem de literaturas
5) Estudos culturais
6) Estudos da tradução
7) Estudos de gêneros textuais/discursivos
8) Estudos literários
9) Estudos sobre mudança e variação linguística
10) Estudos textuais e discursivos
11) Formação docente
12) Letramentos, multiletramentos e alfabetização
13) Linguagem e questões de gênero social e sexualidade
14) Linguagem e questões étnico-raciais
15) Linguagem e práticas identitárias
16) Linguagem e práticas midiáticas
17) Linguagem e questões ambientais
18) Linguística Aplicada e línguas indígenas no Brasil
19) Políticas linguísticas
20) Tecnologias digitais e aprendizagem de línguas.