II ENALA – Encontro Nacional de Linguística Aplicada

DORIS

Doris Matos (UFS)

Doris Matos é professora associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atua na graduação, no Departamento de Letras Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS), na Linha de Pesquisa em Linguística Aplicada. É Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período de Doutorado Sanduíche na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madri/ Espanha, sendo bolsista CAPES. Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Graduada em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é presidenta da Associação de Linguística Aplicada do Brasil – ALAB – (gestão 2023-2025 Pluralizar e Democratizar) e foi presidenta da Associação Brasileira de Hispanistas – ABH – (gestão 2016-2018). Há 11 anos é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFS). Foi coordenadora adjunta do PPGL/UFS de 2019 a 2023, chefe do Departamento de Letras Estrangeiras de 2019 a 2020 e coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol de 2016 a 2019. Atuou no PNLD como coordenadora adjunta de Língua Espanhola (2017), avaliadora de Língua Espanhola (2018) e avaliadora de Projetos de Vida (2021). É representante de Sergipe no Movimento #FicaEspanholBrasil e participa da Comissão pela permanência da disciplina Língua Espanhola no currículo escolar sergipano (Fica Espanhol/SE). Lidera o Grupo de Pesquisa DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos (UFS), participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano (UFBA) e integra o GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL. Desenvolve pesquisas e orienta dissertações/teses na área de Linguística Aplicada, focando em questões de língua/linguagem, formação de professores, materiais didáticos, currículo, decolonialidade e interculturalidade.