Graduado em Letras: Português-Inglês (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestre em Linguística Aplicada pela mesma universidade (2004), sob orientação do Prof. Luiz Paulo da Moita Lopes, e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CAPES-CNPq/2010), orientado pela Profª Beth Brait. De setembro de 2007 a agosto de 2008, desenvolveu estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Pós-doutorado em Língua Portuguesa pela UFRJ, sob supervisão da Profª Maria Lúcia Leitão de Almeida (2017-2018/FAPERJ). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de 2010 a 2014, onde coordenou o projeto de pesquisa A recepção da teoria dialógica no Brasil: sujeitos, linguagens e culturas na construção de conhecimento, apoiado pela FAPERGS. É Professor Associado da área de Estudos Linguísticos do Programa de Mestrado em Letras, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É líder, junto com o Prof. João Marcos Mateus Kogawa, do GP/CNPq/UNIFESP Semiologia e discurso (https://discursounifesp.wixsite.com/grupodepesquisa), além de membro/pesquisador do GP/CNPq/UFRJ Grupo de Estudos Semânticos do Português – GESPUFRJ (http://www.gespufrj.com.br), liderado pela Profª Maria Lucia Leitão de Almeida e pela Profª Ana Paula Quadro Gomes, e do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, identidade e memória (www.linguagemememoria.com.br), liderado pela Profª Beth Brait. Integra também o projeto Fundamentos e desdobramentos da perspectiva dialógica para a análise de discursos verbais e verbo visuais (CNPq), coordenado pela Profª Beth Brait. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Dialógica do Discurso e memória coletiva.