Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1986), mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Letras, área Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). É professora associada 4 da Universidade Federal de Alagoas e foi pesquisadora associada do Centre for Globalization and Cultural studies da University of Manitoba, Canadá, após ter desenvolvido estágio pós-doutoral em 2010 (bolsista CAPES), sob a supervisão da Profa. Diana Brydon. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística Aplicada e ensino de línguas estrangeiras, Pragmática e Sociolingüística Interacional. Atua principalmente nos seguintes temas: Práticas interativas do discurso, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, linguagem em uso, negociação da imagem, cultura e ensino, multiletramentos e formação de professores/as de língua inglesa, afeto/ódio no discurso. Foi líder do diretório de pesquisa “Observatório da linguagem em uso” de 2006 a 2020, continuando a ser pesquisadora do grupo e vice-líder. Também foi pesquisadora do grupo “Novos letramentos e multiletramentos” da USP”, de 2009 a 2018. Foi co-colaboradora do projeto Brazil/Canada Knowledge Exchange: Developing Transnational Literacies, sob a coordenação da Prof. Diana Brydon, de 2010 a 2012. Foi presidente da Diretoria da Associação Brasileira de professores universitários de inglês (ABRAPUI), gestão 2013-2014. Publicou livros como: Língua, cultura e ensino (livro organizado em 2006), “A negociação da imagem na Pragmática: por uma visão sóciointeracionista da linguagem” (2007) , “Linguagem em Uso” (livro organizado , EDUFAL,2009) e Letramentos transnacionais: mobilizando conhecimento entre Brasil/Canadá (livro organizado com Diana Brydon, 2013).